27/06/2014

A Queda do Governador: Parte 2 - Resenha


The Walking Dead: The Fall of the Governor: Part Two


O quarto livro e o final épico para a série best-seller de Robert Kirkman: The Walking Dead: A Queda do Governador - Parte Dois. 

A viagem obscura do Governador atinge a sua chocante e comovente conclusão. Em um final que mais parece uma montanha-russa, a guerra eclode, todas as linhas de enredo dos três livros anteriores convergem, as tensões transbordam para o caos impensável, e os destinos sombrios daqueles poucos que restaram em pé são selados em uma série de reviravoltas impressionantes.

Battlefield - Campo de Batalha

Phillip Blake foi torturado, mutilado e deixado para morrer. Gabe e Bruce não sabem o que fazer. Dr. Stevens e Alice deixaram a cidade. Não há mais ninguém que possa dar os cuidados médicos que Phillip necessita. Na verdade, eles sequer sabem se o Governador está vivo. A confirmação vem quando Bruce se preparava para atirar em Penny. Phillip Blake, fazendo todo esforço possível, ordena aos homens que não encostem um dedo na menina. Bruce decide ir buscar Bob Stookey, o único morador de Woodbury que tem o conhecimento necessário para manter o velho líder da cidade vivo. Ao chegar no apartamento, Bob mal consegue olhar para Phillip, e antigos fantasmas de seu passado voltam para assombra-lo.


Alguns dias depois, Lilly e Austin estão no lado leste da barricada de Woodbury, tentando juntar as pistas sobre o misterioso sumiço do Governador. Ninguém acredita que ele esteja a tanto tempo numa busca pelos três estranhos que chegaram à Woodbury, e Lilly realmente acredita que a cidade precisa do Governador. Eles ainda comentam sobre o estranho fato de Martinez ter se juntado aos estranhos, quando Lilly vê o corpo reanimado do Dr. Stevens do outro lado do muro. Lilly dá um fim ao zumbi Stevens e os dois o enterram no lado de dentro da barricada.

No dia seguinte, Lilly Caul tem uma grande crise de choro, causada ao lembrar de seu pai, Everett Ray Caul. Ele consegue se recompor e vai até o apartamento do Governador, em busca de respostas. Chegando no local, ela encontra com Gabe, que nega em conceder qualquer informação para a moça. Usando todo o seu poder persuasivo, Lilly consegue convencer Bruce a levá-la para a enfermaria. No local, ela fica abismada ao ver o Governador todo mutilado em uma das camas. Bruce começa a discutir com Lilly e Gabe, dizendo que ela vai contar para toda a cidade o que aconteceu e que Lilly não é confiável, tendo em vista que no passado ela tentou eliminar Phillip. Lilly convence Bruce que isso é passado e que está 100% ao lado do Governador. Lilly então comenta com Bob que alguém precisa tomar as rédias da cidade, caso Phillip venha a falecer. Bob, que não está mais bebendo, diz para Lilly que eles já encontram a pessoa, referindo-se à ela mesmo.

Mesmo não querendo, Lilly meio que assume o controle sobre Woodbury na ausência do Governador. Ela distribui funções para todos, e ainda consegue organizar uma busca bem sucedida por gasolina, algo vital para a sobrevivência da cidade. Ela ainda consegue convencer os guardas a não deixarem seus postos nos muros, algo que já estava acontecendo devido à ausência do Governador. Eventualmente, Woodbury acaba sofrendo um pequeno ataque de walkers, algo que é rapidamente resolvido. Gabe quase é morto, sendo salvo por Lilly. Logo após o ataque, Lilly sente forte dores abdominais e fica preocupada com sua gestação.

Bruce Allan Cooper não está a vontade com Lilly tomando conta do pedaço e comenta isso com Gabe, que o repreende. Os dois estão na enfermaria e Bruce deixa o local puto, batendo a porta com força desproporcional. Gabe então escuta uma voz. É o Governador acordando. Ele informa ao seu líder a situação atual da cidade. O Governador não acredita que Bob foi capaz de cuidar dele e informa para Bruce que sabia que Martínez tinha deixado a cidade, que tudo fazia parte do seu plano. Bruce também informa o que Lilly fez pela cidade e Phillip fica surpreso.


Na semana seguinte, Phillip Blake pede para que chamem Lilly Caul até os seus aposentos. Ele diz que está orgulhoso pelo o que ela fez pela cidade e pede para que ela organize uma equipe de busca para ir atrás de pistas sobre Martinez. Mesmo sabendo dos riscos, tanto para si mesmo quanto para o seu bebê, Lilly aceita o trabalho. Ela reúne uma equipe e parte rumo ao desconhecido. O grupo passa pelo local da queda do helicóptero do Channel 9 e continuam seguindo os rastros até chegarem numa grande planície com walkers de todos os tipos. David Stern reconhece um dos mortos-vivos: Caesar Ramon Martinez. Todos ficam chocados, e ficam ainda mais quando Bruce diz que eles precisam levar uma prova para o Governador.

De volta à cidade, o Governador faz um discurso para o seu povo. Ele manipula os fatos e não diz que Martinez foi enviado como espião. Apenas diz que tanto Stevens e Martinez foram mortos à sangue frio pelos estranhos. Ele, inclusive, diz que os estranhos deixaram a cabeça decepada de Martinez nos portões da cidade, uma mentira. Ele diz então que eles devem atacar com força total. A multidão vai ao delírio, e Lilly apenas observa, perplexa com a manipulação e influência do homem sobre a população.


Durante aquela noite, Lilly passa mal em seu apartamento. Ela e Austin vão até a enfermaria falar com Bob. O Governador está em casa, arrumando o local e arrancando os dentes de Penny. Ele beija a menina zumbi na boca e vomita logo em seguida. Lilly acaba descobrindo que perdeu o bebê. Gabe informa ao Governador que houve uma explosão na Estação da Guarda Nacional. No caminho para o local, eles encontram Bruce agonizado no chão do estacionamento do Wal-Mart. Bruce, em seus últimos momentos de vida, diz que foram os estranhos, e faz uma referência á Glenn, o garoto careca. O Governador atira em Bruce e ordena que Gabe encontre a maldita prisão. Ele e um pequeno grupo vão em busca do local.


Lilly e Austin estão tendo uma pequena crise. Ele diz á moça para esquecer do pessoal da prisão. Lilly está plenamente focada em achar os estranhos. Ela os culpa pela perda do seu bebê. Gabe retorna à cidade e logo vai de encontro com o Governador. Ele diz que encontrou a prisão e explica todos os detalhes sobre o local. Gabe diz que eles devem atacar agora, mas o Governador tem outros planos. Na semana seguinte, toda a cidade está se preparando para o ataque. Lilly faz um extenso inventário de combustível e munição. O Governador comenta com Lilly sobre o ataque, que será na manhã seguinte e que sabe sobre o que aconteceu com o bebê. Ela diz que está pronta para fazer o que tiver de ser feito.

Doomsday Clock - Relógio do Juízo Final

O dia ataque finalmente chega. Phillip Blake pede para Bob Stookey ficar de olho em Penny durante sua ausência. O comboio parte, cerca de duas dúzias de soldados e diversos veículos, incluindo um tanque encontrado na Estação da Guarda Nacional. O comboio chega pelo leste da prisão. Phillip ordena que seus soldados matem todos eles. De início, a melícia de Woodbury só atira nos zumbis que estão ao redor da cerca. Phillip ordena um cessar fogo e num megafone, faz uma proposta aos moradores da prisão para se renderem. Como não há acordo, O Governador ordena que seus homens voltem a atirar, no entanto, Phillip é atingindo por um tiro na altura do ombro. Um atirador de elite em umas das torres o alvejou, mas ele não sofre danos, graças ao traje de batalha. O atirador se torna um problema, já que vários membros da melícia de Woodbury são mortos por ele(s). O grupo resolve deixar o local para reagrupar.

Lilly faz uma pequena homenagem ao mortos, citando o nome de todos. O Governador pede para que ela e Austin façam um inventário de munições. Durante o anoitecer, o grupo é atacado por dois estranhos. Os estranhos conseguem matar mais dois membros da melícia de Woodbury antes de um deles ser capturado. Tyreese, um grande homem afrodescendente, é levado até o Governador por Bruce. Ele ainda entrega a katana de Michonne, que ele alega ter matado. O Governador começa a torturar Tyreeese usando um taco de baseball.

Na manhã seguinte, um pequeno grupo segue para a prisão. Eles estão levando Tyreese e pretendem negociar com os moradores da prisão. Como não há negociação, Phillip Blake, usando a katana de Michonne, desfere uma série de golpes sobre o pescoço de Tyreese. O último golpe faz com que a cabeça do grande homem saia rolando pela grama. Voltando ao acampamento, Phillip mente sobre o que aconteceu com Tyreese. Ele diz que o próprio povo da prisão atirou contra Tyreese, deixando toda parte da decapitação de lado. Ele diz que precisam atacar a prisão agora. Antes que o grupo consiga partir, Michonne aparece e acaba rendendo o Governador. Michonne consegue se evadir do local com sua katana. Furioso, o Governador ordena que todos se preparem: eles vão atacar a prisão com tudo.


Antes mesmo do comboio se aproximar das grades da prisão, o tiroteio começa novamente. Lilly percebe um número crescente de walkers atrás do comboio de Woodbury. Os moradores da prisão começam a lançar granadas por cima das cercas. Phillip tem uma breve crise de identidade, quando uma voz do fundo de sua cabeça começa a dizer que Phillip está morto e enterrado. Ele volta a si com Gabe perguntando o que fazer. Antes mesmo de conseguir passar todas as instruções para ele, Gabe é mortalmente alvejado na cabeça. Phillip decide acabar com tudo, indo para o tanque e ordenando que ele passa por cima das cercas, para que possa ocorrer a invasão no pátio do presídio.


O confronto continua no interior da prisão. No pátio externo, a melícia de Woodbury consegue alvejar um jovem vestido num traje de batalha. Um outro homem, com mais idade, permanece estático, ao lado do corpo do jovem rapaz. Perto dali, Phillip vê o homem de nome Rick fugindo. Ele também vê Alice, que está atirando contra ele e seus homens. Alice acaba sendo atingida por dois tiros, mas permanece viva tempo o suficiente para fazer contato visual com Lilly e com o Governador, que dispara um tiro à queima roupa em sua face. Ele vê que a família Grimes está fugindo e ordena para Lilly atirar neles. Ela mira numa mulher, que parece carregar alguma coisa em seus braços, e atira. Uma nuvem de tecido e fluídos explode sobre a barriga da mulher. Lilly consegue ver algo sobre o corpo sem vida dela: um braço de bebê. O Governador está prestes a executar o velho homem vestido no traje de batalha. Pouco antes de apertar o gatilho, a voz em sua mente volta a dizer que Phillip está morto. Após matar o velho, ele vai até Lilly. Ela está desolada ao lado do corpo da mulher. Ela vê que matou uma mãe segurando um bebê em seus braços. Ela fica irada e parte para cima do Governador.


The Fall - A Queda

Lilly Caul está prestes à atirar em Phillip, quando Austin consegue convence-lá que isso não é o melhor a ser feito. Eles percebem que tem problemas maiores, já que as cercas da prisão caíram, e o tiroteio atraiu dezenas de corpos reanimados para o local. Phillip pede para todos manterem a calma, para se encaminharem para o interior da prisão. Pouco antes de chegarem aos portões de um dos blocos de celas, Lilly dispara contra a cabeça do Governador. Mesmo sendo um tiro mortal, Phillip permanece vivo por alguns estantes, apenas para ouvir novamente a voz em sua cabeça dizendo que Phillip Blake está morto há mais de um ano e que o reinado de mentiras do Governador acabou. Mesmo quando estava sendo devorado pelos zumbis, Phillip, em sua mente, continuava à dizer que Phillip Blake vive.


Os sobreviventes lutam para conseguir entrar em um dos blocos de celas. Há muitos zumbis e um deles cai sobre Austin, deixando Lilly apreensiva. Eles conseguem sair do pátio da prisão e entrar no bloco D. Lilly diz que eles devem passar a noite no local, na esperança que no dia seguinte os zumbis estejam mais espalhados, o que facilitaria uma fuga. Lilly percebe que Austin foi mordido durante a fuga para o bloco D. Ela não aceita o fato de não poder fazer nada para salvar a vida Austin. Ele tenta confortar Lilly e diz que tem um plano. No dia seguinte, Austin sai pelo corredores e vai até o pátio externo. Seu plano consiste em atrair o máximo de zumbis para longe dos veículos e das portas dos blocos de celas. O grupo consegue escapar da prisão, enquanto Austin ainda é devorado.

O grupo volta para Woodbury apenas para descobrir que o lado leste da barricada está em chamas. Eles conseguem apagar o fogo e restabelecer a ordem na cidade. Mais tarde, Lilly faz um pequeno discurso sobre o futuro da cidade e homenageia todos os mortos de Woodbury, incluindo o Governador. Alguns dias depois, ela vai até o antigo apartamento do Governador, junto de Bob. O velho homem diz que prometeu que iria cuidar da garotinha, mas Lilly diz que isso não pode mais continuar. Ela, usando um picador de gelo, dá um fim a criatura que um dia foi uma garotinha. Bob e Lilly decidem enterrar o corpo de Penny. Lilly volta ao apartamento e começa a atirar em todos os aquários do Governador.

Um carro chega aos portões de Woodbury. Lilly vai até o local e vê que é apenas uma família, lutando para sobreviver. Calvin, o motorista do carro, pede por um pouco d'água ou comida. Lilly o convida para entrar e conhecer a cidade.

Considerações Finais

É fim da história do Governador e apenas o começo para Lilly Caul. Como podem ver, boa parte dos eventos contados no livro também estão na HQ (basicamente todo o arco "Made to Suffer"). Uma pena o livro não mostrar o ponto de vista de Martínez, se ele realmente iria levar apenas as boas pessoas de Woodbury para a prisão. O livro ainda não tem data para chegar por aqui. Uma nova trilogia de livros está programada e o primeiro título, The Walking Dead: Descent, chega nas prateleiras americanas em Outubro.

Curiosidades

- A fala "Matem todos eles" (Kill Them All) foi substituída por "Destruam todos eles" (Destroy them all).

- O tanque usado pelo Governador é descrito como sendo um Abrams. Na HQ, ele é bem diferente de um Abrams,  lembrando até ser um APC.

- Há divergências com as datas, em relação aos quadrinhos.

***

The Walking Dead - The Fall of the Governor - Part 2 (TWD - A Queda do Governador - Parte 2)
Lançamento: 4 de Março/2014 (EUA) | Autor: Robert Kirkman e Jay Bonansinga 
Páginas:  288 (Versão Americana) | Editora: Thomas Dunne Books (EUA) / Grupo Editorial Record (BR)