16/11/2013

RECAP: A QUEDA DO GOVERNADOR



The Walking Dead - A Queda do Governador, Parte Um
(The Walking Dead -  The Fall of the Governor Part One)

"Em A Queda do Governador", o vilão Philip Blake saiu de suas origens humildes direto ao coração sombrio do apocalipse zumbi, e se converteu no autoproclamado líder de um pequeno povoado chamado Woodbury. No segundo livro, uma viajante inocente chamada Lilly Caul terminou ficando presa na aterrorizante e violenta ditadura de Phillip Blake dentro das barricadas de Woodbury. E agora, no capítulo final, tudo vem a tona. Todos os fios e mistérios dos primeiros livros vão se mesclar em uma trama de ação e horror. Personagens de destaque do HQ finalmente aparecem nessa etapa do pesadelo. E os leitores experimentarão um final condizente com o fenômeno que essa grande série se tornou."

Novamente escrito por Robert Kirkman e Jay Bonansinga, "A Queda do Governador" mostra o ponto de vista de Woodbury e de sua população sobre os fatos que aconteceram após um trio de estranhos aparecerem  repentinamente na pequena cidade do estado da Georgia. O texto a seguir contém spoilers sobre o livro, você foi avisado!

Capítulo UM: The Gathering - O Encontro

Bruce Allan Cooper está na arena de Woodbury lutando contra Gabriel "Gabe" Harris. Claro, é tudo apenas uma armação, mas eles precisam fazer com que pareça de verdade. Gabe faz isso muito bem, quebrando o nariz de Bruce. Na arquibancada da arena, Lilly Caul observa tudo. Ela sussurra para si mesmo que não aguenta mais essa merda. A jovem moça ao seu lado, Alice, diz que ela deve manter os seus sentimentos para si, pois "ele" está observando à todos. "Esses são tempos brutais, e tempos brutais pedem por líderes brutais". Lilly deixa a arena e vai para o seu apartamento. Lilly se pergunta por quê ela não vai embora dessa família de loucos. Ela mesmo responde: ela não tem mais nenhum lugar para ir. Ninguém mais tem para onde ir. 

No caminho para o seu apartamento, ela encontra com o velho médico do exército, Bob Stookey, bêbado no meio da rua. Ele está delirando, tendo algum tipo de sonho de bebum. Lilly tenta confortar o velho mas ele fica dizendo "Eu preciso dizer a ela o que ele disse". Num primeiro momento Lilly acha que o "ela" é Megan Lafferty, cuja a morte ainda atormenta Bob. Porém ela acaba descobrindo algo que pode atormentar o resto dos seus dias.

Na arena, após quase uma hora de combate, Gabe sai vitorioso. Alice vai até a pista de corrida, adaptada em arena para realizar cuidados médicos nos dois gladiadores. Gabe está com um olho roxo, enquanto que Bruce, com o nariz quebrado. Bruce irritado, acaba chutando a bolsa de provisões médicas de Alice. O Governador entra em cena. Ele parabeniza os dois, pede uma salva de palmas e então começa um grande discurso:

(...) "Agora, falando sério por um instante... Eu sei que nossos mantimentos estão baixos. Muitos de vocês tem racionado, fazendo sacrifícios. Eu sinto a desconfiança crescendo. Mas eu quero que todos saibam: o auxílio está a caminho. Serão feitas uma série de buscas, a primeira começa amanhã. E essas buscas vão nós dar provisões suficientes para seguirmos em frente. E essa é a chave, senhoras e senhores. Essa é a coisa mais importante. NÓS VAMOS CONTINUAR EM FRENTE. NÓS NUNCA IREMOS DESISTIR! NUNCA!" 

Alguns espectadores aplaudem, mas a maioria continua em silêncio. (...) 

"Senhoras e senhores, uma nova comunidade está sendo criada aqui em Woodbury. E É A MINHA SAGRADA MISSÃO PROTEGER ESSA COMUNIDADE! E EU VOU FAZER O QUE TIVER DE SER FEITO. EU VOU SACRIFICAR O QUE TIVER DE SER SACRIFICADO. ISSO É O QUE É UMA COMUNIDADE. QUANDO VOCÊ SACRIFICA AS SUAS PRÓPRIAS NECESSIDADES PELAS NECESSIDADES DA COMUNIDADE, VOCÊ ANDA COM SUA CABEÇA ERGUIDA!" 

O medidor de aplausos aumenta. Alguns dos espectadores encontram Jesus e começam a uivar. (...) 

"VOCÊS JÁ SOFRERAM O BASTANTE DEVIDO A ESSA PRAGA. TUDO O QUE VOCÊS TRABALHARAM ARDUAMENTE NESSA VIDA FOI ROUBADO. MUITOS DE VOCÊS PERDERAM PESSOAS AMADAS... MAS AQUI, EM WOODBURY, VOCÊS TEM ALGO QUE NÃO PODE SER TOMADO DE VOCÊS, SEJA POR HOMEM OU POR BESTA: VOCÊS TEM UNS AOS OUTROS!" 

Agora os espectadores levantam rapidamente e começam a dar as mãos, enquanto que outros levantam seus punhos. (...) 

"DEIXE-ME RESUMIR PARA VOCÊS: A MAIOR POSSE QUE PODEMOS TER NESSE MUNDO SÃO AS NOSSAS PRÓPRIAS PESSOAS. E PARA O BEM DAS NOSSAS PESSOAS, NÓS NÃO VAMOS DESISTIR NUNCA! NUNCA IREMOS PARAR! NUNCA IREMOS PERDER A CORAGEM! NUNCA IREMOS PERDER A FÉ!"

 Mais espectadores levantam. As saudações e aplausos sobem pelo céu. 

"VOCÊS TEM UMA COMUNIDADE E SE VOCÊS SE PRENDEREM A ISSO, NÃO HÁ FORÇA NO MUNDO QUE CONSIGA TIRÁ-LA DE VOCÊS. NÓS VAMOS SOBREVIVER, EU PROMETO. WOODBURY VAI SOBREVIVER! DEUS ABENÇOE À TODOS! E DEUS ABENÇOE WOODBURY!"

Após o grandioso discurso, Phillip Blake sai de cena e vai até um local conhecido como "Curral" (Pens), local onde os mordedores ficam "guardados". Phillip observa os zumbis devorando pedaços de carne de um antigo morador de Woodbury, que felizmente morreu de causas naturais. O Governador  pede a Gabe que ele pegue um pedaço de um braço para ele. Gabe diz que vai levar para o apartamento do Governador, para não levantar suspeitas. Phillip curtiu isso. Ele decide então voltar para casa, onde Penny o aguarda. 

Phillip Blake acredita que os mortos podem ter acessos a lembranças de suas vidas passadas. Ele não tem provas cientificas disso, mas ele precisa acreditar nisso. Ele realmente precisa. Phillip se senta em frente a menina morta, que apenas range os dentes e tenta alcança-lo por entre as correntes. O Governador tenta de todas as maneiras fazer a sua filha/sobrinha se lembrar dele, porém sem qualquer sucesso. 

 "Ela não me reconhece.. Por que caralhos ela não me reconhece? Você sabe quem eu sou! " Philip cerra os punhos, elevando-se sobre ela. "Olhe para mim! - Eu sou seu pai! - Não posso ver isso?!  Eu sou o seu pai, caramba! - OLHE PARA MIM! 

Do outro lado da cidade, Lilly está com problemas para dormir. Ela não consegue esquecer o que Bob lhe disse. Josh, antes de morrer, contou a Bob que Lilly foi o único amor de sua vida. Ela não acreditou nisso. Lilly Caul está sonhando que está sendo perseguida por mordedores e um deles é Josh Hamilton. Lilly Caul acorda com batidas em sua porta. César Martinez está aguardando por ela. Eles vão sair em busca de mantimentos.

Junto de Lilly e Martinez, temos: Gus (Wes,da HQ), Austin "Junior" Ballard, um jovem que deu em cima de todas as mulheres de Woodbury que ainda não entraram na menopausa e o simpático casal de idosos David e Barbara Stern. Martinez tem em mente um lugar onde pode haver mantimentos, porém o lugar está completamente destruído. Martinez então vê um armazém próximo, que parece estar intacto. Eles decidem entrar no lugar e vasculhar. O local é realmente uma mina de ouro, tendo de cigarros até atum. Claro que também há uma dúzia de mordedores no interior do local. Lilly ocasionalmente acaba salvando Austin das garras, ou melhor, dos dentes de um mordedor. O grupo se prepara para partir quando um magro zumbi afrodescendente vestindo um macacão laranja aparece (Andrew). Lilly da conta do recado. Ela e os outros estão no caminhão, no caminho de volta para Woodbury quando eles enxergam algo que parece impossível: um helicóptero!

A aeronave cai numa região próxima ao grupo. Eles decidem ir ver o local. Martinez é o primeiro a encontrar o helicóptero, ainda parcialmente em chamas. O piloto, com meio corpo carbonizado, está morto. O grupo consegue retirar uma sobrevivente. Ela apresenta diversas fraturas e uma de suas pernas está seriamente queimada. Martinez decide levar a mulher e o corpo do piloto para Woodbury. No caminho de volta, a mulher resgatada diz o seu nome. Christina. Ela acorda na enfermaria de Woodbury, junto do Dr. Stevens e de Alice. Stevens diz que ela tem queimaduras de terceiro grau em 20% do corpo e quem pode ficar meio "grogue", devido aos remédios que ele teve de aplicar na jovem. Ela pergunta sobre o seu piloto, Mike. Stevens disse que seu corpo está em Woodbury. Ele se sente confortável, pois havia prometido um "enterro cristão" para Mike. Stevens diz que isso não deve acontecer e ela pergunta o qual é o problema.
Stevens olha para Alice, depois de volta para o paciente. "O governador é o problema".

"Esse cara é.." Ela procura as palavras. "Ele é .." 
"Ele é o quê?"
Ela encolhe os ombros . "Ele é ... ele foi eleito? Ele é um funcionário eleito ?" O médico dispara outro olhar carregado para Alice. "Hum ... Isso é uma pergunta interessante." Alice resmunga : "Ele foi eleito, tudo bem ... com um único voto ... o seu próprio." O médico esfrega os olhos. "É um pouco mais complicado do que isso." Ele mede suas palavras. "Você é nova aqui. Este homem ... ele é o cão alfa aqui no nosso pequeno canil. Ele lidera por padrão. Mantém a ordem , fazendo o trabalho sujo." Um sorriso fino atravessa os traços estreitos de Stevens . O sorriso pinga com desdém. "O único problema é que o homem desenvolveu um gosto pela coisa . (...)  Esse homem . O Governador . Ele não deve ser confiável. Você entende ? Ele é capaz de qualquer coisa. Então, basta ficar longe dele... e esperar  até que você possa sair daqui . Você entende o que estou dizendo?"

No momento seguinte, o Governador chega até a enfermaria. Ele pede para ficar sozinho com Christina.  Ela exita, mas com o jeitinho do Governador "eu não quero obrigar ninguém a fazer nada que não queira", ela acaba contando a história que já sabemos: ela veio de Atlanta, do Channel 9, WROM. Ela ficou presa no prédio com cerca de 20 pessoas. Quando a comida a acabou, as pessoas começaram a se virar uma contra as outras. Christina e Mike, que era piloto da emissora, conseguiram fugir usando o helicóptero, porém alguém o sabotou. O Governador diz que tudo ficará bem, no entanto ela diz não acreditar nessa "pequena rotina de líder benevolente." Ele agride Christina e ela termina dizendo:

"Eu trabalhei com homens como você toda a minha carreira. Você se considera um Governador? Sério? Você é apenas um valentão da escola que encontrou um playground para governar. O médico me contou tudo sobre você! " 

Phillip Blake enforca Christina até a morte com seus punhos. Uma voz na sua cabeça diz que foi necessário, que ele não tinha escolha. Phillip, escoltado por Bruce e Gabe, vai até os aposentos de Stevens.

"Essa garota, Christina, ela teve a impressão que eu era um cara mal... você não tem ideia por que ela teve essa impressão, tem?" 
Stevens começa a falar. "Olha, eu não.." -  "Cale a porra da boca!" O Governador saca uma 9mm preta e aponta para o queixo do doutor. "Você tem sangue nas suas mãos, doutor. A morte dessa garota foi sua culpa." - "Morte?" - "Eu fiz o meu trabalho." - "O que você fez com ela?"
Com os dentes cerrados, o Governador diz: "Eu tirei ela da equação. Ela era um risco para a segurança. Sabe por quê? - "O que isso..." - "Você sabe o que é um risco para a segurança, doutor? Ela era um risco para a segurança por sua causa." - "Eu não sei do que você está falando."
"Você é um cara esperto, doutor. Eu acho que você sabe exatamente do que eu estou falando." (...)
"O que você quer, Philip?" - "EU QUERO A SUA LEALDADE, MALDIÇÃO!" (...) "Você sabe o que acontece com que mancha a minha imagem nessa cidade? Pessoas ficam nervosas, e quando ficam nervosas, elas ficam negligentes." - "Philip, eu não sei o que essa mulher te disse." - "Vidas estão na balança aqui, Doutor. E você está brincando com a porra da balança." - "O que você quer que eu fale?"- "Não quero que você fale nada. Quero que você escute uma vez. Eu quero que você pare de bancar o espertalhão, escute e pense no que eu vou te falar. Eu quero que você considere o que aconteceu com aquela garota antes de tentar jogar alguém contra mim." O Governador chega mais perto dele. "Quero que você foque o seu grande cérebro nisso. Você pode fazer isso por mim?
"O que você quiser, Philip."
"E eu quero que você considere outra coisa. Quero que você veja o quão sortudo você é... você tem habilidades, que te deixam por perto." - "O que isso significa?"
"Deixa eu por assim: é melhor você rezar pra caralho para que eu não encontre outro médico. Você está me entendo?" O doutor olha para baixo. "Eu te entendo. Não precisa me ameaçar."
"Doutor, qual é... por que eu iria ameaçar o meu velho cirurgião?"

O Governador deixa o local e escuta tiros vindos da muralha. No caminho para o local, o Governador encontra com Bob Stookey, que comenta ter ouvido relatos de novas pessoas terem chegado na cidade. Ele segue então para a muralha, onde Martinez está com os três desconhecidos. O Governador assume o controle e leva os forasteiros para um pequeno tour. Austin passa por eles. Ele está indo até o apartamento de Lilly Caul. Ele pede à ela que o ajude com um pouco de treinamento e ela, lembrando das palavras do Governador, "Ajudar uns aos outros", decide ajuda-lo. Durante o treinamento, Austin se machuca e é levado para a enfermaria. No caminho, eles encontram com o Governador, que está com uma ferida na orelha. Ele explica a Austin e a Lilly que os forasteiros fizeram isso, que eles são de um outro acampamento querendo tomar tudo o que Woodbury tem.

"Jesus ... o que está acontecendo? Essas pessoas são selvagens! " - "Somos todos selvagens, Lilly. Só temos que ser os maiores selvagens do pedaço. "

Lilly agradece ao Governador e segue com Austin para a enfermaria. Lá, Stevens está tomando conta de um homem. Stevens diz que o homem se chama Rick e que ele foi mutilado pelo Governador. Lilly diz que eles são uma ameaça. Ela pergunta sobre as outras duas pessoas. Stevens diz que não sabe onde estão, mas que não gostaria de ser eles.

Do outro lado da cidade, Phillip Blake se prepara para iniciar sua sessão de tortura com a estranha que arrancará sua orelha fora. A voz do governador preenche o vácuo do espaço conforme a cueca sai. - "Isso vai ser divertido." Nesse meio tempo, Austin e Lilly também estão se "conhecendo melhor", após algumas doses. Os dois eventualmente acabam transando. E enquanto todo mundo se dá bem, Bruce está se lembrando do passado, quando trabalhava num posto de gasolina com seu pai. Bruce volta a realidade quando o Governador pede que ele abra a porta. A mulher no chão chora.

O Governador volta para o seu apartamento. Ele está ajudando Penny com a refeição e se lembra de como foi horrível a experiência de experimentar um dedo humano em uma noite em que ele estava bêbado. Gabe aparece em seguida para entregar um caixa ao Governador. Na caixa temos a mão do intruso de nome Rick. Mão que é servida de alimento para a pequena Penny. Na mesma caixa temos as cabeças de Mike e Christina, que agora estão submersas em um aquário. São 26 aquários, cada um com no mínimo duas cabeças, alguns com quatro. Todas reanimadas. Ele se senta numa poltrona de frente para os aquário e adormece. 

Alguns dias depois temos Stevens falando com Rick sobre o Governador na enfermaria.O próprio chega logo em seguida dizendo a Rick que sabe tudo sobre a sua prisão. Martinez é informado que deve conduzir Rick para uma fuga falsa de Woodbury para que ele revele a localização da prisão onde eles supostamente vivem. O Governador coloca enfase ao dizer que não se deve confiar nessas pessoas. Mais tarde, o Governador avisa a estranha que está sendo torturada que ela irá lutar na arena. Lilly conta para Austin que ela está grávida.

                Capítulo DOIS: Showtime - Hora do Show

O segundo capítulo do livro basicamente conta os mesmos fatos mostrados na HQ: Michonne fazendo um verdadeiro massacre na arena de Woodbury, Martinez ajudando Rick a escapar da cidade, Michonne indo ao apartamento do Governador e Dr. Stevens sendo morto por um mordedor. Exatamente como é mostrado na HQ, porém, no ponto de vista dos residentes de Woodbury. O livro termina com Gabe e Bruce encontrando os "restos" do Governador.

Lilly e Austin fazem um ritual simbólico, enterrando coisas que remetem a pessoas queridas que acabaram morrendo durante essa jornada nesse mundo dominado por zumbis. Depois disso eles ficam pensando em planos para o futuro, pois Woodbury "seria o melhor lugar pra se viver e o Governador manteria todos seguros". Eles acreditam no Governador. Eles acreditam em Woodbury.

O Governador, nessa altura do campeonato, estava sendo torturado por Michonne. A voz de Brian Blake começa a ecoar pela cabeça de Phillip.

Oh Deus, eu estou com tanto medo ... Estou com medo ... o que foi que eu fiz? Isto é Deus me castigado. Eu nunca deveria ter feito aquelas coisas que eu fiz ... a esta mulher ... com os outros ... com Penny ... Estou com tanto medo ... Eu não consigo respirar ... Eu não quero morrer ... Por favor, Deus, eu não quero morrer, por favor, não me faça morrer! Eu não quero morrer, oh Deus, oh, Deus!
(...) 
PARE COM ESSA PORRA DE CHORAMINGAR, SEU BEBÊ CHORÃO DO CARALHO E ME ESCUTE! ESCUTE, ESCUTE, ESCUTE, ESCUTE! VOCÊ NÃO VAI IMPLORAR E VOCÊ NÃO VAI FICAR CHORANDO COMO A PORRA DE UM BEBÊ CHORÃO!