04/11/2013

Recap: 4.04 - Indifference

"Indiferença" (Indifference) foi o quarto episódio na nova temporada de The Walking Dead. Foi escrito por Matt Negrete (que já escreveu diversos episódios para a série "Crimes do Colarinho Branco") e dirigido por Tricia Brock (que também dirigiu "Clear", episódio que marcou a volta de Morgan).

Seguindo os eventos do episódio passado, Daryl, Michonne, Bob e Tyreese estão fazendo o seu caminho para chegarem até uma faculdade, onde supostamente haverá remédios para os doentes na prisão. Tyreese ainda está claramente abatido e puto pelo o que aconteceu com Karen e isso pode acabar lhe custando a sua vida. Na prisão, Rick está imaginando como Carol matou Karen. Carol, por sua vez está com Lizze, que está isolada no "Bloco A". Elas se falam por um espelho e Carol diz que vai sair com Rick para buscar mantimentos. É interessante a dinâmica das duas, principalmente a parte em que Lizzie diz que "todos nós mudamos. Não há como permanecer da mesma forma que começamos." Perfeitamente encaixável na situação atual de Carol.





O episódio foca inteiramente na dinâmica desses dois grupos que estão fora da prisão. A prisão, propriamente dita, só é vista no comecinho do episódio, o que devo dizer, me deixou um pouco frustado, pois é na prisão onde está acontecendo as coisas mais interessantes da atual temporada. Mas beleza, teremos todo um episódio onde Rick vai contrariar as ações da Carol. Eu achava isso pelo menos...


Enquanto Rick e Carol deixam a prisão para buscar remédios e outros mantimentos num bairro próximo, Bob, Michonne, Daryl e Tyreese conseguem encontrar um novo veículo e seguem rumo ao seu objetivo. A dinâmica entre Michonne X Tyreese e Daryl X Bob é muito muito boa, destacando a cena onde Bob diz a Daryl que ele foi o único sobrevivente em dois grupos diferente e faz um pequeno comentário sobre seu vício com o álcool. Destaque também na cena onde Michonne diz à Tyreese que ele pelo menos precisa saber o que está fazendo, com raiva ou não. Ele retruca, dizendo que ela faz o mesmo, quando sai para caçar o Governador. Michonne fica sem palavras.



Do outro lado do estado, Carol e Rick encontram dois jovens sobreviventes: Sam e Ana (Jack e Erin, interpretados por Robin Lord Taylor e Brina Palencia, respectivamente). Nada de relevante é revelado sobre o passado dos dois, apenas que se separaram do seu grupo original alguns dias antes. Na verdade, nada sobre Sam e Ana é relevante. Não há uma "lição de moral" (como o carinha da mochila laranja do episódio Clear) ou mesmo qualquer coisa que faça o espectador sentir o mínimo de empatia pelo dois, como foi Clara, a sobrevivente que Rick encontra na floresta no primeiro episódio. Após fazer a "três perguntinhas mágicas", Rick decide levar os dois para a prisão. Eles só vão buscar mais mantimentos antes de partir.
 Sam Ana 

O quarteto finalmente chega a faculdade e consegue encontrar os medicamentos e é claro walkers! Vários deles e alguns parecendo que morreram devido a mesma doença que atinge nossos heróis na prisão! O grupo precisa fugir as presas do local e Tyreese "faz" uma saída e todos conseguem escapar do prédio por uma janela. Bob quase perde sua bolsa com "mantimentos" para os walkers, porém Daryl vê que não há nenhum remédio, e sim uma garrafa de licor. Daryl ameça jogar a garrafa fora e Bob ameça sacar a sua arma. Nesse jogo de ameaça aqui, ameaça ali, Daryl desarma Bob e ao melhor estilo Anderson Silva / Chris Weidman, ameça Bob, dizendo que vai descer o cacete nele caso ele beba uma gota de álcool antes dos doentes na prisão receberem a medicação.




Enquanto isso Rick e Carol estão terminando de arrumar as coisas para que eles possam voltar para a prisão junto dos dois novos sobreviventes, porém eles acabam vendo Ana sendo devorada por walkers. Sam sumiu e eles decidem ir embora.




Então, finalmente o momento chave do episódio acontece. Rick diz a Carol que ela não vai retornar a prisão. Diz que Tyreese irá mata-la quando descobrir, quem ninguém iria confiar nela e que se todos morrerem devido a essa doença e só sobrarem Rick, Judith, Carl e Carol, ele também não iria querer ela lá. Rick deixa um carro com suprimentos para Carol e ela entrega um velho relógio a ele. O episódio termina com Carol indo embora e Rick dirigindo de volta para a prisão. A música que toca é a mesma do trailer, "Serpents" de Sharon Van Etten.




Indifference acerta em cheio ao dividir o elenco e assim poder desenvolver melhor seus personagens, porém erra ao tentar criar alguns tipos de situações que não levam nada a lugar nenhum. 7/10